15.12.07

Bom Natal e Feliz 2008, são os meus votos para todos(as) vós ! A pintura é de Norval Morriseau, a quem Marc Chagall chamou "O Picasso do Norte". Foi o primeiro artista aborígene a expôr individualmente na National Gallery of Canada em 2006. Parece-me que o Canadá levou tempo demais a ter a sensatez de o levar ao grande museu. Para o descobrir sugiro: http://www.bearclawgallery.com/Paintings.aspx?ArtistID=17 +
Faleceu a 04.12.2007, em Toronto, com 75 anos. Sofria de doença de Parkinson. A sua escola e as suas cores sobreviverão !

2.12.07

Palmela Histórico-Artística

Vítor Serrão e José Meco são os autores deste livro, lançado a 1 de Dezembro, na Igreja de São Tiago - Castelo de Palmela, numa co-edição entre a Câmara Municipal e as Edições Colibri.
Com design de Paulo Curto, a capa tem por base um painel azulejar de Maria Keil "redescoberto" em Palmela, na colónia de férias da EDP, pelos dois historiadores de arte.
Esta obra - primeiro inventário sistemático do património histórico-artístico do município de Palmela - aborda pintura, escultura, arquitectura, artes decorativas, das cinco freguesias do concelho, da Idade Média aos nossos dias.
Resultado de três anos de trabalho, no território e em arquivos, este livro constitui a referência-base para futuros estudos de aprofundamento da temática, pois além da excelência do texto produzido, apresenta inúmeras pistas de investigação e revela novas potencialidades turístico-culturais no concelho de Palmela.
Leia, divulgue, critique - conheça !