19.5.09

Mértola, um destino para esta semana

O 5º Festival Islâmico de Mértola - programa aqui - decorrerá de 21 a 24 de Maio.
Esta iniciativa, com sons, sabores, cores e cheiros que nos remetem para um imaginário medieval, fomenta o respeito pelo conhecimento do mundo islâmico e suas culturas.
Ao (re)visitarmos o Museu de Mértola encontramos saber(es)-fazer(es) de um mundo mediterrânico, longínquo no tempo, mas que se cruza ainda com gestos e objectos de hoje em Portugal. Percorra os vários núcleos do Museu e descubra semelhanças e diferenças com algumas das nossas práticas de dia-a-dia no sul de Portugal.
No Campo Arqueológico de Mértola encontramos ciência e reflexão resultantes da investigação histórico-arqueológica desenvolvida desde a sua criação, em 1978. Bibliografia actualizada, estudo de peças, publicações do CAM, são um mundo a explorar no website e permitem - com o site do municipio - preparar a visita a Mértola.

memória de Moura, com líquens

e-Museu do Património Imaterial

MemoriaMedia e-Museu de Património Imaterial é um projecto que se concretiza "na recolha e difusão da literatura tradicional/ oral/ popular e de todas as formas de manifestação desta cultura – tradicionais e contemporâneas – enquanto parte do património imaterial, nacional e universal da humanidade." Saber(es) fazer(es), celebrações, histórias de vida, ... mundos diversos para que os nossos dias sejam mais claros ! O maneio das ovelhas, que nos dá o queijo de Azeitão, está representado: ouvem-se ovelheiros e os chocalhos, sons do campo, quase cheira à Serra do Louro... Presente no Memoriamedia está também o Festival Internacional de Gigantes - FIG, que entre 3 e 5 de Julho 2009 regressará a Pinhal Novo com novos e diferentes sons e cores - venha o FIG !

17.5.09

com o tempo tudo se esquece...

... nos dias de hoje é fundamental lembrar, entre outras coisas, que o Tarrafal existiu! O filme de João Paradela faz isso mesmo: veja o trailer e procure-o ! A "frigideira" desenhada e explicada:

13.5.09

Closed zone, de Yoni Goodman

Uma curta metragem do realizador de A valsa de Bachir, que denuncia o bloqueio israelita: vale a pena ver - Closed Zone !