19.11.07

As perpétuas roxas consolam-nos

Enquanto espero uma consulta para ver se me acabam de vez com a tosse, a dor de garganta, o nariz obstruido, o estado febril intermitente..., lembro-me de ir conhecer o que são as perpétuas roxas, de cujo chá me muno - com algum sucesso - sempre que a tosse apoquenta. Afinal esperam-me umas 5 horas de "seca" até ver o Sr. Doutor, no posto médico mais próximo de casa.
Perpétuas roxas – Anti-inflamatório e expectorante. Dores de garganta, rouquidão, laringites, bronquites, afonia, inflamação das cordas vocais.
"A Gomphrena globosa é uma amarantácea da Índia que se adaptou ao frio europeu e tolera solos pobres. As flores são minúsculas mas as brácteas - que parecem de papel como as da Celosia - formam inflorescências de pé alto (gomphrena deriva do grego gomphos, prego), redondas (globosas), brancas, violeta, púrpura ou carmim. (...)
A planta contém substância anti-asténica usada tradicionalmente na farmacopeia africana e amazónica; e também na portuguesa, como infusão milagrosa que aclara a voz das fadistas."(*)
O Chá
Resulta da infusão, por 15 minutos, num bule previamente escaldado, das plantas secas sobre as quais se deita água a ferver.
Não me apraz o sabor, mas a cor é bonita e resulta !
(*) Há mais informações onde obtive esta:

2 comentários:

Isabel Victor disse...

Lindas ...

Perpetuam a beleza. Aqui

Unknown disse...

Uma querida amiga que vive em Belas, enviou-me as perpétuas roxas, chegou mesmo na hora em que tenho uma persistente dor de garganta e o nariz obstruído. A garganta ainda dói, mas o nariz melhorou e muito, além do efeito expectorante, comprovadamente fabuloso!
Viva as Perpétuas Roxas, Viva Amália e outros fadistas que... reza a lenda, eram assíduos utilizadores!