26.1.09

Saberes acerca da navegação no Mediterrâneo

A Navegação do Saber - Rede de Arsenais Históricos do Mediterrâneo é um portal que permite descobrir, de Argel a Chipre, a ciência naútica, os arsenais e as embarcações, marinheiros, rotas marítimas e instrumentos náuticos, entre as eras Antiga e Moderna, na zona mediterrânica. Clique aqui para o conhecer !
No link Pisa encontramos uma série de documentação didáctica apelativa, disponível para uso escolar. O mar é também um tema que remete o visitante deste portal para outros meios que o permitem encontrar uma diversidade de recursos pedagógicos disponíveis, por exemplo, a partir da plataforma Nauticaa e do sítio de Villefranche-sur-Mer. A arqueologia naval, a oceanografia, a biologia e outras ciências unem-se e criam um complexo de saber acerca do Mar Mediterrâneo, da Antiguidade aos nossos dias, cujo resultado na criação de saberes pode ser aplicado, por exemplo, na criação de fichas acerca do Património local, natural ou construído, material ou imaterial.
A interdisciplinaridade pode aqui se um trabalho efectivo, dado que os textos estão em francês, inglês, grego, italiano e espanhol e que os conteúdos atravessam inúmeras áreas de saber.

1 comentário:

Troll disse...

Muito bem!